Entrevista com Cosplayer e apresentador: Poderoso James
Cada personagem que eu faço, tem um pouco dos meus gostos, exemplo disso é o Tartaruga Ninja que foi uma homenagem pra alguém que me ajudou e ensinou muito no trabalho! Então eu estudo o personagem que eu já gosto e sinto que é um personagem que não será repetitivos para o público!

Entrevista com Cosplayer e apresentador: Poderoso James
1) O que te inspirou a começar a fazer cosplay?
Sou inspirado no universo nerd e cosplay desde de pequeno e sou fã do meio artístico, quando criança não sabia que existia isso aqui no Brasil então desde de 2014 que descobri aqui, amei e me encanto nesse mundo de brincar de ser personagem
2) Qual foi o seu primeiro cosplay e como foi a experiência de montá-lo?
Meu primeiro cosplay, foi um policial da swat em 2014, digamos que seria mais um cosplay de armário, mas o que eu realmente amei fazer foi o Chang do The King of fighters, onde foi divertido deixar a barba e passar realmente como cosplay onde as pessoas viam e pediam pra tirar a foto!
3) Qual personagem foi o mais desafiador que você já fez e por quê?
Tartaruga ninja, que lancei ele no heromix, no dia mais quente do ano, fiquei derretendo maquiagem não ficou legal, me lembrou aqueles filmes produzido em casa com baixo orçamento de terror! Hahahaha ( eu vou dizer que ainda vou melhorar ela)
A ideia de fazer a Tartaruga ninja vem de ser um apelido de quando criança, que eu não gostava até começar a trabalhar e um senhor que trabalhava lá, virar e falar mano nem liga elas são ninjas então vc é ninja, e daí então por eu amar as Tartarugas Ninjas adotei o apelido é fiz o personagem como forma de homenagem ao meu amigo Marcão!
Processo Criativo e Produção
4) Como é o seu processo de planejamento para criar um cosplay?
Cada personagem que eu faço, tem um pouco dos meus gostos, exemplo disso é o Tartaruga Ninja que foi uma homenagem pra alguém que me ajudou e ensinou muito no trabalho! Então eu estudo o personagem que eu ja gosto e sinto que é um personagem que não será repetitivos para o público!
5) Você prefere fazer suas próprias roupas e acessórios ou comprar prontos? Por quê?
Não costumo fazer minhas roupas gosto sempre de valorizar o trabalho dos cosmakers pois isso ajuda os meus amigos que trabalham e gostam com isso. (E não vou mentir, eu não tenho paciência pra fazer, no primeiro corte errado eu já quero grita e chora pq não tá saindo certo!) Gosto de fazer os que são de improviso ou os que são sem detalhes pra fazer, o que a galera diz que é cosplay de armário (eu amo cosplay de armário viu, é muito muito top)
6) Quais materiais você mais gosta de trabalhar ao criar seu cosplay?
O que mais vejo a galera fazendo cosplay é com Eva, pois é mais leve e mais fácil de moldar! Mas meu talento (paciencia) é zero pra montar, sou o cara das ideias!
Eventos e Experiências
7) Qual evento de cosplay você mais gostou de participar e por quê?
Bom já fui em vários eventos, existem dois eventos que tenho um carinho gigante, em primeiro lugar é o heromix, e não estou aqui fazendo média, pois quem me conhece sabe que o que fez eu ter um enorme carinho pelo evento, foi eles terem convidado a banda Somrisal o cover oficial dos Mamonas Assinas, que pra quem me conhece sabe o quanto eu amo e sou louco pela comedia dos meninos de Guarulhos, isso fez eu amar o evento e o segundo foi em Extrema Minas Gerais que o Público é totalmente aberto a estar ao lado do cosplay e até os adultos tem o olhar de imaginação quando vem tirar foto com os cosplayers! Então isso é o que fez o evento ser tão querido pra mim!
8) Como é a experiência de interagir com outros cosplayers em eventos?
Tem cosplayers que viramos amigos, em cada evento sempre tem que ter uma foto nossa, gente conta uma coisa aqui entre nós tem gente que se pergunta o nome pra mim eu só sei o do evento, (contando pra vcs e rindo pq olha é cada amigo)
Mas tem uns que esquecem q estão ali de personagens e ignoram os cosplaayers e as pessoas então nem vejo isso eu realmente ignoro!
9) Você já teve alguma situação engraçada ou inesperada em um evento?
Uma das histórias que até hoje não supero, foi eu ter visto um personagem que eu amo gente amo mesmo, mulher gavião e eu pedi pra tirar foto e ela falar não. Realmente não supero esse não de todos os anos e de evento cosplayers conto pra vocês que essa foi a coisa que mais me surpreendeu de um ponto de vista triste, toda via teve outra vez que fiz ação social de cosplay, que uma criança de 4 anos ela grudou né mim que nem chiclete que me fez até correr como Naruto, pois ali não era o Jamesa e sim o Personagem do jogo q ela amava jogar e detalhe ela ganhava do pai dela ainda!
Desafios e Superações
10) Quais foram os maiores desafios que você enfrentou no mundo do cosplay?
Dentre isso tudo vejo que cada passo no meio cosplay é um desafio, e os maiores desafios é conseguir manter personagens legais e não olhar as coisas ruins como críticas ou coisas de quem não é do meio cosplay
11) Como você lida com críticas ou comparações ao seu trabalho?
Eu vejo que críticas tem dois lados, o de quem não critica mais orienta, e de quem realmente critica pois quer reclamar!
Então não aceito uma crítica construtiva de quem não está construindo algo ou passou pelo mesmo que eu! Quem curte o mesmo trabalho vai saber falar sem parecer arrogante ou sendo superior! Então ignoro as pessoas que não sabem o que é e escuto quem passa pelo mesmo
Inspirações e Preferências
12) Quais personagens você tem como referências ou inspirações para criar seus cosplays?
Eu não vejo personagens como referências, só un atorbque eu fico pensando e se ele fizer em um live action com esse personagem seria muito muito top Jack Black
13) Se você pudesse fazer qualquer personagem do mundo dos quadrinhos, games ou animes, quem seria e por quê?
Se eu pudesse fazer qualquer personagem do mundo acredito que eu faria o Mascara pela zueira aquela vibe de causar e ser maluco sendo normal!
Vida Pessoal e Cosplay
14) Como você equilibra sua vida pessoal com seu hobby de cosplay?
Não existe um equilíbrio entre a minha vida pessoal e o cosplay, pois quando escolhi ser cosplay eu fiz meu estilo de vida ser assim, usar roupas nerds geek ou tendo amigos que curtam esse mundo pra eu não me sentir um peixe fora da agua!
15) Seus amigos e familiares apoiam seu hobby? Como eles participam disso?
Olha por mais estranho que seja pra minha família, eles apoiam, e tem gente que me cobra pra eu melhorar o personagem pq não tava bom, tanto amigos como família!
Conclusão e Conselhos
16) Que conselho você daria para quem deseja começar a fazer cosplay agora?
Se querem entrar nesse universo de cosplay, seja vc e faça por você e pra se divertir!
17) Qual seu perfil de apresentador?
Não sei dizer qual meu perfil de apresentador, mas acredito que sou estilo o Jack Black ou Jim Carry meio maluco fora da casinha onde faço as pessoas quererem mais daquilo!
18) Deixe aqui seu instagram para as pessoas conhecerem seu trabalho
Quem quiser saber mais além de cosplay siga:
Instagram:@poderosojames
Tiktok: @poderosojamesoficial
Qual é a sua reação?






